minsa.gov.ao
Sociedade
28 Janeiro de 2023 | 11h01

ÍNTEGRA DO DISCURSO DE ABERTURA DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRA DA SAÚDE POR OCASIÃO DA 1ª EDIÇÃO DO MBA DE GESTÃO EM SAÚDE

DISCURSO DE ABERTURA DE SUA EXCELÊNCIA MINISTRA DA SAÚDE POR OCASIÃO DA 1ª EDIÇÃO DO MBA DE GESTÃO EM SAÚDE

EXCELÊNCIA SENHOR SECRETÁRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, EM REPRESENTAÇÃO A PROFESSORA DOUTORA MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA
EXCELENTÍSSIMO SECRETÁRIO DE ESTADO PARA SAÚDE PÚBLICA PROFESSOR PINTO DE SOUSA
EXCELENTÍSSIMA PRESIDENTE DA COMISSÃO EXECUTIVA DA ACADEMIA BAI, NOELMA VIEGAS D´ABREU
EXCELENTÍSSIMOS REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR, DA UNIVERSIDADE AGOSTINHO NETO E DO INSTITUTO DE HIGIENE E MEDICINA TROPICAL
ILUSTRES BASTONÁRIOS DAS ORDENS PROFISSIONAIS
ILUSTRES CONVIDADOS
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES
Foi com grande satisfação que recebi o convite da Presidente Executiva da Academia BAI, Dra. Noelma Viegas D´Abreu, para proferir o discurso de abertura da cerimónia da 1ª Edição do MBA de Gestão em Saúde, organizada em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica da Universidade Agostinho Neto (CEDUMED) e com o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT).
O Executivo Angolano tem como prioridade sectorial, para o quinquénio 2022-2027, a formação de quadros a todos os níveis e em todas as carreiras, de curta e longa duração. Dada a sua relevância, considero crucial a 1.ª Edição do MBA de Gestão em Saúde para a promoção da formação de líderes e gestores de unidades sanitárias e dos serviços de saúde a nível local e consequentemente estou convicta de que produzirá resultados que contribuirão para uma reforma abrangente da estratégia da boa gestão dos recursos de saúde e a sua correcta avaliação na tomada de decisões, com a utilização de ferramentas para a concretização das tarefas que lhes são inerentes, impactando assim no estado de saúde da nossa população e na economia do País.
Este investimento de formação em gestão vai se reflectir directamente na melhoria da prestação dos cuidados de saúde diferenciados e humanizados à população, em todos os níveis de assistência, em todos os lugares e em todos os momentos bem como a gestão parcimoniosa dos recursos humanos, financeiros e materiais com vista a elevar o nível de eficiência e confiança dos utentes do Sistema Nacional de Saúde.
Foi feito um enorme investimento em infra-estruturas no Serviço Nacional de Saúde, aumentando a capacidade resolutiva nos três níveis de atenção para responder às necessidades de saúde das populações, desde a atenção primária às mais especializadas e complexas intervenções. Construímos unidades sanitárias, aumentando o número de camas hospitalares. Por outro lado, enquadrámos nos serviços públicos 33.093 novos profissionais nas carreiras especiais e no regime geral, o que corresponde a um incremento de 35% do total da força de trabalho no sector da saúde.
A saúde é uma preocupação de todos, razão mais do que suficiente para que a boa gestão em saúde seja vista como crucial. O MINSA está consciente de que, para se alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, particularmente a Cobertura Universal de Saúde, é imperioso que o desenvolvimento progressivo do Serviço Nacional de Saúde esteja assente em princípios orientadores de eficiência, equidade e eficácia.
Para isto acontecer é necessário o investimento forte no capital humano, nas infra-estruturas, nos produtos médicos de qualidade e tecnologias de saúde, na boa governação em Saúde, na informação, na investigação e inovação e no financiamento da saúde.
ILUSTRES CONVIDADOS,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,
Não posso deixar de referir que, em todo este processo, para alcançarmos a saúde com carácter universal requer-se a capacitação das populações, sendo uma prioridade do MINSA a promoção da saúde e a prevenção da doença como eixos fundamentais e transversais a todos os níveis de prestação de cuidados, com prioridade para o primeiro nível de atenção. A este nível de atenção são implementados os cuidados primários de saúde que prestam serviços ao longo da vida, integrados com os restantes níveis de cuidados e com acções comunitárias e intersectoriais.
Os Determinantes Sociais de Saúde devem estar no topo das nossas preocupações, garantindo a aproximação dos serviços de saúde à população, incentivando a participação de outros sectores e da população na identificação dos seus problemas e tornando-a mais atenta aos seus direitos, deveres e responsabilidades para que as pessoas possam nascer, crescer e trabalhar na sua comunidade com elevada qualidade de vida, pois, só assim podemos juntos encontrar respostas para os desafios que enfrentamos.
ILUSTRES CONVIDADOS,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,
Nesta primeira edição, foram selecionados apenas 30 profissionais, na sua maioria com cargos de Direcção e Chefia e Áreas Estratégicas do Ministério, ambicionando a contínua melhoria da nossa capacidade de gestão a nível Central. Já estamos a trabalhar com a Academia BAI, no sentido de, a curto trecho, iniciarmos uma segunda edição que abranja o nível provincial. Os conteúdos programáticos desta formação estão alinhados com as necessidades formativas do Sector e serão seguramente o pilar da transformação da gestão no nosso Sector.
Continuamos a trabalhar em múltiplas estratégias alinhadas e integradas nos esforços de todos os Sectores, parceiros, autoridades tradicionais e religiosas e sociedade civil, incluindo os privados, para que possamos desempenhar eficientemente o nosso trabalho de proteger e melhorar a saúde de toda a população em todos os lugares e construirmos um sociedade saudável, em que a saúde e bem-estar sejam os factores-chave para se acrescentar valor à vida, num País mais desenvolvido e bom para se viver.
Não podia deixar de fazer uma recomendação especial aos nossos formandos "aproveitem bem esta oportunidade, apreendam todo o conhecimento, sejam participativos e garantam a assiduidade porque as vossas Unidades Sanitárias e Direcções precisam do vosso conhecimento complementado com esta formação”.
Para terminar, gostaria de agradecer, uma vez mais, à Academia BAI por esta louvável parceria.
Aproveito ainda esta oportunidade para dirigir o nosso agradecimento também ao Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, à Universidade Agostinho Neto e ao Instituto de Higiene e Medicina Tropical pela colaboração.
Declaro aberta a 1ª Edição do MBA de Gestão em Saúde.
Muito obrigada.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais