minsa.gov.ao
Sociedade
03 Outubro de 2022 | 11h10

MAIS DE 150 CRIANÇAS OPERADAS AO LÁBIO LEPORINO E FENDA DO PALATO

Um total de 153 crianças, com idade entre os quatro e 15 anos, com lábio leporino e fenda do palato, foi operado, nas últimas duas semanas do mês de Setembro

Um total de 153 crianças, com idade entre os quatro e 15 anos, com lábio leporino e fenda do palato, foi operado, nas últimas duas semanas do mês de Setembro, durante uma campanha de cirurgias, promovida pelo Hospital Josina Machel, em Luanda. O director-geral do Hospital Josina Machel, Carlos Zeca, que apresentava, ontem, o relatório das actividades desenvolvidas durante a campanha, disse que, das 153 crianças, a 83 foi-lhes corrigida a má formação congénita de lábio leporino, 53 da fenda do palato e a 17 foram operadas múltiplas deformações. 

Carlos Zeca sublinhou que, durante a campanha, foram diagnosticadas 1.373 casos de lábio leporino, em pacientes dos zero aos 33 anos, sendo 1.046 mulheres. Acrescentou que apenas 153 pacientes foram operados, porque os demais apresentaram cardiopatias congénitas, como arritmias cardíacas e hipertensão arterial. "Com estas doenças que afectam o bom funcionamento do coração, não podiam ser operadas já, por isso, foram, imediatamente, encaminhadas a um cardiologista, a fim de serem devidamente seguidas, para depois serem corrigidos os problemas do lábio leporino e fenda do palato". 

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, que orientou o acto de encerramento da campanha de cirurgias ao lábio leporino e fenda do palato, elogiou a equipa de profissionais que esteve envolvida no processo, salientando que a actividade se reveste de grande importância, porque, além de se corrigir uma má formação congénita, acima de tudo se devolveu a auto-estima a várias crianças, que durante anos foram estigmatizadas pela sociedade.  

Sílvia Lutucuta garantiu que as cirurgias ao lábio leporino vão continuar e que o Ministério da Saúde vai criar condições em vários hospitais a nível nacional, para que, num futuro breve, a campanha que se realizou em Luanda possa ser organizada em outras províncias. 

Durante o encerramento da campanha, foram entregues certificados de honra a todos os profissionais envolvidos no processo, quer seja da área da saúde como da Comunicação Social.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais