minsa.gov.ao
Ministério
26 Janeiro de 2024 | 13h01

MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DO MÉDICO

Ministra da Saúde endereça mensagem pelo “Dia do Médico” Por ocasião do Dia do Médico que se comemora em todo o Mundo no dia 26 de Janeiro, aproveito o ensejo para desejar a todos os Médicos do Sistemas Nacional de Saúde, votos de boas disposição, saúde, bem-estar e progresso nas actividades do dia-a-dia.

Por ocasião do Dia do Médico que se comemora em todo o Mundo no dia 26 de Janeiro, aproveito o ensejo para desejar a todos os Médicos do Sistemas Nacional de Saúde, votos de boas disposição, saúde, bem-estar e progresso nas actividades do dia-a-dia.

Queremos, antes de mais, saudar o espírito de abnegação e resiliência com que, todos e cada um cumprem a missão a que nos obrigamos pelo Juramento de Hipócrates. Esse espírito tem norteado as reconhecidas competências técnicas e profissionais, com código de valores, relacionando-se com o utente das nossas unidades sanitárias, não apenas no respeitante à doença, mas fazendo de cada caso clínico, um procedimento humanizado. 

Nunca é demais registar os avançados registados nos últimos tempos e sem descurar os desafios colocados pela Pandemia da COVID-19, ultrapassadas em conjunto, por todos os profissionais de saúde com os médicos na vanguarda. Por isso, sempre cabe o reconhecimento do Executivo e do Ministério da Saúde, assim como de todo o povo angolano, pelos sacrifícios consentidos que permitem que, não obstante as limitações próprias do actual contexto, se verifiquem avanços substanciais nos serviços de saúde, mais robustos e resilientes, hoje oferecidos às populações.

Nos últimos cinco anos (2018-2023), o número de profissionais do Serviço Nacional de Saúde cresceu a todos os níveis de prestação de serviços, permitindo o incremento de 40,5% do total da força de trabalho do Sector, 80% dos quais estão colocados nos Municípios, no intuito de fortalecermos o primeiro nível de atendimento em saúde, constituído pelos Cuidados Primários de Saúde.

Da nossa parte, fica reiterado o compromisso de continuar a investir no sector de Saúde do país. Não apenas no domínio das Infraestruturas onde o país dotou-se nos últimos 5 anos, de mais Unidades Hospitalares de terceiro nível com equipamento e tecnologias de ponta para um atendimento especializado de excelência, mas também no capital humano, onde já está em implementação um projecto ambicioso de formação de cerca de 38.000 profissionais de saúde das diferentes carreiras dos regimes especial e geral, entre os quais 3 mil médicos até 2027.

Esse investimento, em infraestruturas e em Capital Humano, apenas terá os almejados frutos junto das nossas populações se os profissionais da saúde em geral e os Médicos em particular continuarem na senda do compromisso incondicional com a Ética e Deontologia médicas, resultando num atendimento tecnicamente competente e humanamente solidário e compassivo. Tal como provas dadas no passado, contamos hoje como ontem e manhã, com os Médicos angolanos nessa nobre e ingente missão.

 Viva os Médicos angolanos!

 

GABINETE DA MINISTRA DA SAÚDE EM LUANDA, aos 25 de Janeiro de 2024

A MINISTRA

 

Sílvia Paula Valentim Lutucuta

 

 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais