minsa.gov.ao
Ministério
03 Março de 2023 | 10h03

MINISTRA DA SAÚDE VISITA MAIOR FÁBRICA DE VACINAS NA ÍNDIA

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, visitou na manhã desta quinta-feira, 2 de Março, a Serum Institute Of Índia, uma unidade fabril com uma dimensão mundial, situada na cidade Pune, na República da Índia.

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, visitou na manhã desta quinta-feira, 2 de Março, a Serum Institute Of Índia, uma unidade fabril com uma dimensão mundial, situada na cidade Pune, na República da Índia.
A Serum Institute Of Índia fabrica mais de trinta vacinas diferentes para tratar doenças. Destas vacinas, Angola faz aquisição de oito vacinas por intermédio da UNICEF.
"Neste momento a Serum Institute Of Índia está a fabricar a vacina contra malária com uma eficácia de setenta por cento”, disse a ministra.
A Serum Institute Of Índia fabricou a maior quantidade de vacinas contra Covid-19. A nível mundial é a maior fábrica com capacidade para produzir 3.5 biliões de doses de vacinas por ano.
A ministra que chefia a delegação angolana mostrou-se satisfeita no final da visita e do encontro com o director de Negócios Internacionais da fábrica, Vijay Patil, pelo facto desta cooperação permitir aquisição dos fármacos de forma mais directa e a vacina contra Malária ainda este ano.
Angola espera continuar a contar com o apoio da Índia na fabricação de vacinas.
Queremos uma relação profícua duradoura, disse a ministra, não só para aquisição de vacinas. Mas, para darmos o próximo passo que o nosso país precisa que é a fabricação de vacinas.
"Numa primeira fase provavelmente será de enchimento e numa fase mais avançada estaremos a entrar para um processo mais complexo”, garantiu a ministra avançando que no futuro Angola será uma potência em África, também no domínio de fabricação de vacinas humanas.
A delegação angolana participa da Pharma Live Expo 2023 que decorre de 1 a 3 de Março, no Centro de Exposições de Bombaim, na cidade de Mumbai.
Fonte: GTICI/MINSA


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais