minsa.gov.ao
Covid-19
07 Agosto de 2023 | 10h08 - Actualizado em 08 Agosto de 2023

MINSA GARANTE CONTINUAR A PAGAR SUBSÍDIOS DA COVID-19

O Ministério da Saúde vai dar sequência do pagamento dos subsídios aos profissionais que estiveram na linha da frente durante a Pandemia da COVID-19.

O Ministério da Saúde vai dar sequência do pagamento dos subsídios aos profissionais que estiveram na linha da frente durante a Pandemia da COVID-19.
A informação foi prestada à imprensa pela titular do sector da Saúde, Sílvia Lutucuta, nesta segunda-feira, 7 de Agosto, em Luanda, no final da reunião com o Sindicato dos Enfermeiros, Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) e os ministérios das Finanças e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
"Queremos tranquilizar os nossos profissionais que a situação será regularizada”, garantiu a ministra, tendo alertado aos profissionais de Saúde "que receberam os subsídios indevidamente vão restituir”.
É um trabalho profundo e aturado, disse a ministra, muita gente para além daqueles da lista do Sindicato foram encontradas outras irregularidades - pelo IGAE- e todo trabalho tem que ser feito para houver justiça.
Os beneficiados dos subsídios serão os técnicos que trabalharam nos Postos de Vacinação, Centros de Tratamento da Covid-19 e nas Equipas de Respostas Rápidas.
Durante a reunião, além do pagamento dos subsídios da COVID-19, foram igualmente tratados outros assuntos a destacar o incremento do salário de base dos técnicos médio de Saúde, actualizações e promoções.
Em relação ao incremento de salário de base, que tem outros condicionalismos e contornos financeiro, foi também amplamente debatido e apresentado pelo Ministério das Finanças.
A ministra avançou que foram estudadas várias alternativas do consenso que está ser avaliada no contexto socioeconómico actual e que provavelmente não tenha respaldo neste Orçamento Geral do Estado.
"Mas de qualquer maneira o Ministério das Finanças ficou num prazo de um mês trazer propostas concretas de regulamentação para uma análise em conjunto e encontrar uma solução para esta problemática”, frisou Sílvia Lutucuta.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais