minsa.gov.ao
Sociedade
30 Novembro de 2023 | 12h11

REGIÃO DA SADC REGISTA REDUÇÃO DE CASOS DE MALÁRIA

A região da SADC celebra os resultados significativos que alcançou, colectivamente, na redução da malária ao longo da última década.

A região da SADC celebra os resultados significativos que alcançou,  colectivamente, na redução da malária ao longo da última década.
A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, nesta quarta-feira, 29 de Novembro, em Luanda, durante o acto de lançamento da campanha "Zero Malária Começa Comigo”. 

"Demonstrarmos de forma clara o total compromisso dos Estados Membros da SADC, em que Angola se insere, para com a promoção, a prevenção e o acesso oportuno ao tratamento da malária que deixa de ser uma ameaça à saúde das nossas comunidades”.

Quanto a campanha, Sílvia Lutucuta realçou ser uma iniciativa audaciosa e catalisadora para um futuro em que a malária não seja mais uma ameaça persistente à saúde.

"Peço aos Estados Membros da SADC, parceiros e partes interessadas que se juntem a Angola e abracem a visão de Zero Malária Começa Comigo”, sublinhou a titular do sector da Saúde, que apelou o reforço na colaboração regional, no aumento financeiro dos programas contra a malária para que se assegure o "acesso atempado e equitativo aos serviços contra a malária para todos e em qualquer lugar”. 

Hoje celebra-se o Dia da Malária da SADC. 

A ministra Sílvia Lutucuta destacou a liderança de Angola e dos líderes da SADC, que assinaram a Declaração de Windhoek para eliminar a malária na região até 2030. 

No acto de lançamento da campanha "Zero Malária Começa Comigo”, foram distribuídos mosquiteiros para grávidas e crianças menor de 5 anos, além do atendimento de pacientes na Feira de saúde. 



Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais