minsa.gov.ao
Regiões
13 Março de 2023 | 10h03

SAÚDE: GOVERNO APOSTA NA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA SANITÁRIA DAS POPULAÇÕES

O Governo angolano tem vindo a realizar nos últimos anos acções para melhoria da assistência sanitária das populações através do aumento do Orçamento Geral do Estado para o sector da Saúde.

A informação foi prestada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, nesta sexta-feira, 10 de Março, na abertura do curso do Internato Médico no Hospital Geral de Cabinda. 

"Os dois maiores concursos da história do sector realizados em 2018 e 2019, admitiu 33.093 novos profissionais na Carreira Especial e no Regime Geral, observando-se um aumento de 2.058 médicos, 21.152 enfermeiros e 7.038 técnicos de diagnóstico e terapêutica”, disse a ministra.

A titular do sector garantiu que os recursos humanos constituem uma componente essencial do Sistema Nacional de Saúde do sucesso de políticas e planos de saúde e do alcance dos respectivos objectivos e metas. 

"A componente Gestão e Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário do Ministério da Saúde (PNDS 2012-2025) visa o aumento substancial em quantidade e qualidade dos recursos humanos do sector da Saúde para responder as necessidades e expectativas da população em termos de cuidados de saúde”, frisou a governante.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais