minsa.gov.ao
Sociedade
28 Junho de 2024 | 07h06

WORKSHOP SOBRE FORTIFICAÇÃO ALIMENTAR E PLANEAMENTO DA ESTRATÉGIA NACIONAL

A Direcção Nacional da Saúde Pública promoveu hoje, 25 de Junho, em Luanda, um debate sobre a Fortificação Alimentar e Planeamento da Estratégia Nacional.

Prestigiou o encontro, Sua Excelência Secretário de Estado para Saúde Pública, Dr. Carlos Pinto de Sousa, que durante o seu discurso reforço que: "O Ministério da Saúde defende o fortalecimento dos cuidados primários de saúde, materno infantis, a formação especializada e o financiamento, para atingir indicadores satisfatórios”. Carlos Pinto de Sousa adiantou também que "mais de 176 Países no mundo já fortificam alimentos a cerca de 50 anos, razão pela qual, poderá ajudar no combate  à fome e a pobreza”.

A fortificação de alimentos é uma das estratégias adoptadas mundialmente e recomendada pela OMS para prevenir ou corrigir carências nutricionais manifestadas pela população. 

Estima-se que a desnutrição e a deficiência de nutrientes causam a morte de 3 a 5 milhões de pessoas por ano no mundo” concluiu.

A adopção do processo de fortificação alimentar ou enriquecimento de alimentos permite adicionar micronutrientes aos alimentos, podendo ser realizado pelos fabricantes de alimentos ou, pelos governos como política de saúde pública permitindo minimizar o número de pessoas com deficiências alimentares numa população.


Voltar

Canais de Atendimento

Você pode realizar manifestações nos seguintes canais